Pesquisa avançada  
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.
Perdeu o seu email de activação?
14 de Novembro de 2018, 03:33
Pesquisa
Pergunta: Em qual plataforma devo desenvolver o launcher?
.NET 4.0 (C#) - 1 (50%)
Electron (HTML, CSS, JS) - 1 (50%)
Votos Totais: 2

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
Imprimir
Autor Tópico: Código aberto  (Lida 1529 vezes)
Blackthorn
Moderador
Membro

Ver Perfil WWW
« : 10 de Maio de 2018, 15:18 »

O que vocês acham de um launcher pra duke com código aberto?

Como alguns já devem saber, eu estou desenvolvendo um launcher com C# em cima do .NET (4.0 pra ser mais exato).
Mas recentemente comecei a testar uma plataforma para desenvolver pra desktop utilizando linguagem web (HTML, CSS, JS). O Electron: https://electronjs.org/

Prós do .NET 4.0:
- Código fechado
- C# é fortemente tipado, abrindo menos janelas para erro (isso só afeta à mim)

Cons do .NET 4.0:
- só vai rodar em Windows XP pra cima
- dependo do Visual Studio (isso só afeta à mim)

Prós do Electron:
- roda em qualquer sistema operacional
- não dependo do Visual Studio (isso só afeta à mim)
- poder usar HTML + CSS + JS que é muito mais flexível que WPF + C# (eu conseguiria fazer muitas viadagens que seriam impossiveis com WPF)
- se eu colocar no GitHub, qualquer um que saiba usar JavaScript poderia fazer um commit de uma correção de bug, ou até uma feature nova

Cons do Electron:
- código fica aberto para o usuário (você pode literalmente abrir a pasta do programa e editar o código)
- Fran poderia criar seu próprio Fran-Launcher
- Hunter poderia usar command lines secretas do hDuke e seria impossível detectar
- Sei la o que o Poda poderia fazer
- a questão de segurança ficaria totalmente do lado do port e não mais do launcher

Eu poderia utilizar o .NET Core que tornaria o programa compatível com outros sistemas como linux e mac, mas no windows só vai rodar do 7 pra cima.
Mas o próprio .NET Core é código aberto, então acredito que pra decompilar seja muito mais fácil (famoso ILSpy).
Fora que varias coisas do .net normal funcionam diferente no core.
Por isso não vejo vantagem no Core.

Eu estou até cogitando fazer o launcher em nuvem, totalmente web (não seria difícil migrar já que é tudo feito com linguagem web).

PS: uma coisa legal do Electron é que você pode apertar F12 e abre o console do Chromium, como se você estivesse no navegador. Isso é ótimo pra versão beta (descobrir bug, pegar msg de erro, editar o código na hora, etc)

Mas eae, o que vocês acham?
« Última modificação: 10 de Maio de 2018, 15:21 por Blackthorn » Registrado

Blackthorn
Moderador
Membro

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : 10 de Maio de 2018, 15:33 »

Pra quem não entende bem esse negócio de código aberto. Não confundam o fato de o Electron deixar o código do programa exposto ao usuário com o fato de o código estar disponível em um repositório publico (GitHub) pra todos verem e poder enviar seus commits.

Commit = imagine que tem um bug no launcher, dai vai la o RafaB fodão em JavaScript e sobe (commita / faz um commit) uma correção pra esse bug la no GitHub, dai eu dou uma olhada e decido se o código dele vai ser integrado no código principal ou não.

Assim como ele também poderia baixar o código fonte e criar seu próprio launcher separado, ou até criar uma versão hackeada.

Além de tudo isso, o código do Electron também fica aberto na própria pasta quando instalado. Por ele ser feito em linguagem web, que já é naturalmente aberta nos navegadores (assim como o fonte aqui do forum está exposto, basta você apertar F12 se estiver no chrome)
« Última modificação: 10 de Maio de 2018, 15:34 por Blackthorn » Registrado

HellFire
Administrador
Membro

hellfire@dukenukem.com.br
Ver Perfil WWW Email
« Responder #2 : 10 de Maio de 2018, 15:56 »

Mas e todo desenvolvimento do XHN, vc tacaria fora?
Amon Amarth - Live For The Kill | Disturbed - Torn | In Flames - Dead Eternity | Throwdown - Godspeed
Miseration - Voyaging the Seas of thought | Kataklysm - Blood in Heaven | The Few Against Many - Sot
Blackthorn
Moderador
Membro

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 10 de Maio de 2018, 16:00 »

Mas e todo desenvolvimento do XHN, vc tacaria fora?

Fora não, eu iria reescrever tudo em JavaScript, mas como eu já estava refazendo ele em um projeto separado (pra reorganizar), não seria tanto retrabalho pra fazer em JS.
HellFire
Administrador
Membro

Ver Perfil WWW Email
« Responder #4 : 10 de Maio de 2018, 16:18 »

Eu acho que seria mais seguro .net, por ser mais consolidado e talz, essas "tercnologias" novas tao nascendo e morrendo toda hora, mas .Net tá aí pra ficar.
Mas tu quem sabe, pra nós meros usuarios o que importa é o resultado.
Amon Amarth - Live For The Kill | Disturbed - Torn | In Flames - Dead Eternity | Throwdown - Godspeed
Miseration - Voyaging the Seas of thought | Kataklysm - Blood in Heaven | The Few Against Many - Sot
Fran
Membro

Ver Perfil
« Responder #5 : 11 de Maio de 2018, 13:14 »

Eu acho que seria mais seguro .net, por ser mais consolidado e talz, essas "tercnologias" novas tao nascendo e morrendo toda hora, mas .Net tá aí pra ficar.
Mas tu quem sabe, pra nós meros usuarios o que importa é o resultado.

Hellfire tem razão, ficar dependente de plataformas novas que nasce e morre rapidamente não é uma boa ideia, fez o .EXE e fica ai pelo menos pelos próximos 10 anos, acho que o YANG tem mais de 10 anos sem atualizações e roda perfeitamente. Agora a ideia de funcionar na Nuvem é excelente, acessa via Browser e no PC só a pasta do Duke com um arquivo no PC que se conecte na Nuvem, e melhor ainda se isso tivesse dentro do Duke3d.exe, o cara clica no Duke3d.exe e já abre a página do Launcher para fazer o Login. O pessoal do Eduke tava querendo fazer mas já desistiram
Moderador
Membro

Ver Perfil WWW
« Responder #6 : 14 de Maio de 2018, 11:52 »

Só pra complementar o que eu disse la em cima sobre o .NET Core.

A Microsoft disse que não implementará nenhum tipo de interface gráfica pro core, e o suporte a WPF só vai rodar no Windows...
https://github.com/dotnet/core/issues/43#issuecomment-387227074

Agora a ideia de funcionar na Nuvem é excelente, acessa via Browser e no PC só a pasta do Duke com um arquivo no PC que se conecte na Nuvem

Estou estudando a possibilidade de fazer o launcher rodar no browser.

Tem algumas limitações complicadas, como por exemplo o browser não ter acesso aos arquivos do PC.
Não seria possível eu startar o executavel do jogo com os argumentos...

MAS, vi aqui que o chrome tem suporte a um tal de "Native-Messaging", que basicamente faz isso que preciso mas o usuário precisa configurar antes...

Bom, já desisti totalmente do .NET Core.

E o Electron, duvido que vá morrer rapidamente, no momento é o único framework que é 100% cross-platform.
É desenvolvido pelo GitHub e já é usado por muitas empresas, inclusive a Microsoft (o VisualStudio Code é feito nele, o Skype novo é feito nele tbm)

Até agora o único ponto negativo que vi no electron (desconsiderando o fato de o código ficar aberto) é o tamanho que fica o programa por ele ter que ir junto com o chromium (motor do chrome).

E não se esqueça que se rodar no browser, o código continuaria sendo aberto (ficaria até mais fácil de editar do que no Electron inclusive). Daria pro cara hackear ali na hora...
« Última modificação: 14 de Maio de 2018, 11:55 por Blackthorn » Registrado

Blackthorn
Moderador
Membro

Ver Perfil WWW
« Responder #7 : 14 de Maio de 2018, 11:57 »

Hellfire tem razão, ficar dependente de plataformas novas que nasce e morre rapidamente não é uma boa ideia, fez o .EXE e fica ai pelo menos pelos próximos 10 anos, acho que o YANG tem mais de 10 anos sem atualizações e roda perfeitamente.

O problema de eu usar .NET 4.0 é que só vai rodar no Windows... Acham que devo cagar totalmente pra quem usa Linux/MacOS da vida?

O próprio executável do jogo só roda em windows, certo? Quem usa linux/mac tem que rodar o jogo pelo wine. Daria pra rodar o launcher com esse wine também?
« Última modificação: 14 de Maio de 2018, 11:59 por Blackthorn » Registrado

HellFire
Administrador
Membro

Ver Perfil WWW Email
« Responder #8 : 14 de Maio de 2018, 12:44 »

Se a questão central é compatibilidade, o ideal mesmo era em c/c++, vc compila um pra cada plataforma e já era.
Unica tristeza é começar algo do tipo do 0... Mó trampo da porra, só de pensar já rola desanimos haha
Será que não tem como arranjar os sources do YANG não? Dele e do master server? Ao menos da versão antigona de quando o source era aberto... Já teria tudo de interface do wxwidgets (sei la o nome) já implementado certinho em c/c++, seria só ajustar e talz...
Blackthorn
Moderador
Membro

Ver Perfil WWW
« Responder #9 : 14 de Maio de 2018, 14:12 »

Se a questão central é compatibilidade, o ideal mesmo era em c/c++, vc compila um pra cada plataforma e já era.
Unica tristeza é começar algo do tipo do 0... Mó trampo da porra, só de pensar já rola desanimos haha
Será que não tem como arranjar os sources do YANG não? Dele e do master server? Ao menos da versão antigona de quando o source era aberto... Já teria tudo de interface do wxwidgets (sei la o nome) já implementado certinho em c/c++, seria só ajustar e talz...

Ah mas até ai já tem o DukeMatcher que é exatamente isso, o Nickster colocou suporte a nDuke e o hunter tbm tem o source e ta ai fazendo versão full -dnhunter, se eu pegar o source do yang seria só mais um launcher...

Acho que eu até conseguiria implementar as viadagens que eu queria, mas acho que o foda seria aprender as doideras do wxwidgtes...

Tu acha que iria afastar muita gente por ser windows only?
Fran
Membro

Ver Perfil
« Responder #10 : 14 de Maio de 2018, 16:00 »

também tem o Dukonnector que tem o source do client e do server funcionando tranquilo, inclusive eu tou com o Server rodando, se quiser testar é só baixar o cliente que já ta com o meu server configurado é só criar um User e acessar, sem contar que ele suporta o xduke ou seja fácil fácil de colocar os outros argumentos para o nduke e xduke, https://www.facebook.com/dukoconnector/

Administrador
Membro

Ver Perfil WWW Email
« Responder #11 : 14 de Maio de 2018, 16:32 »

Tu acha que iria afastar muita gente por ser windows only?

Eu acho que não, mesmo o pessoal que usa linux, costuma usar dual boot com windows só pros jogos, então na real acho meio infundadas tais reclamações.
Mais importante que isso é em qual versão de windows que irá rodar. A meu ver funfando do 7 pra frente ja ta bom, Xp é velharia master já pros dias de hoje.

Eu se fosse você não reiniciava porra nenhuma haha, o xhn do jeito que tava ficando tava dahora.
John McClane
Membro

Ver Perfil
« Responder #12 : 15 de Maio de 2018, 10:44 »

hm... borni sadarapet and  dral51, !!!!!!!!!!!!!!!!!! Fantástico
Moderador
Membro

Ver Perfil WWW
« Responder #13 : 16 de Maio de 2018, 17:54 »

Eu acho que não, mesmo o pessoal que usa linux, costuma usar dual boot com windows só pros jogos, então na real acho meio infundadas tais reclamações.
Mais importante que isso é em qual versão de windows que irá rodar. A meu ver funfando do 7 pra frente ja ta bom, Xp é velharia master já pros dias de hoje.

Eu se fosse você não reiniciava porra nenhuma haha, o xhn do jeito que tava ficando tava dahora.

Vou continuar com .NET 4.0 então.

E relaxe que não descartei nada não, é que eu realmente precisava reescrever a parte dos sockets, vai ficar muito melhor agora.
John McClane
Membro

Ver Perfil
« Responder #14 : 16 de Maio de 2018, 19:07 »

Cons do Electron:
- código fica aberto para o usuário (você pode literalmente abrir a pasta do programa e editar o código)
- Fran poderia criar seu próprio Fran-Launcher
- Hunter poderia usar command lines secretas do hDuke e seria impossível detectar
- Sei la o que o Poda poderia fazer
- a questão de segurança ficaria totalmente do lado do port e não mais do launcher

kkkkkk,nao deveria nen existir essa votação so por essas falhas animais que vc apresentou ai
eu nao entendo de programação, entao que dizer que pelo launcher da para ser feliz...
entao foi por isso.. jogando no dukematcher versão claudio.. que ele ficava parado no mapa e vindo de surpresa dar tiro de rpg pelas costas
bom saber dessas novidades.... 200 anos dps... logo o kali alterado dele deve oferecer magicas tb...
Membro

Ver Perfil
« Responder #15 : 18 de Maio de 2018, 12:00 »

bom... pela contagem de views.. da para sacar que sergio e lard passaram por aqui .. haha fran sempre esteve certo sobre essa comunidade de duke
e tudo uma quadrilha HAHAHAHAHA eu levava na zoeira mas .. agora vejo eu  que esses caras sao pilantras me pondo pilha naquele dia para jogar com claudio
nduke '' protegido'' sendo que o cara pode xitar pelo launcher e ficaram (calado) e nao foi atoa que ele inventou um dukermatcher versao '' sem bug''  " la e melhor'''
esse topico serviu para destruir esse jogo de uma vez por todas! agora cada um com seu launcher xita!.. quadrilhaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Administrador
Membro

Ver Perfil WWW Email
« Responder #16 : 18 de Maio de 2018, 19:27 »

Que que vc ta loquiando aí haulis hahaha
Blackthorn
Moderador
Membro

Ver Perfil WWW
« Responder #17 : 21 de Maio de 2018, 23:37 »

comeu acarajé estragado haulex?
Blackthorn
Moderador
Membro

Ver Perfil WWW
« Responder #18 : 27 de Setembro de 2018, 19:45 »

sendo que o cara pode xitar pelo launcher

Eu tava relendo esse tópico sem motivo nenhum e notei que Haulex disse isso.

Haulex, não tem como "hackear" pelo launcher, ah não ser que você invada a RAM do PC igual o Poda faz pelo Meltdown (o que é BEM complicado), não tem como o Hunter hackear o nDuke simplesmente alterando uma linha de comando. Ele poderia hackear o proprio hDuke dele, afinal ele que fez e ele pode ter implementado linha de comando de cheat. Mas no nDuke, como ele fica limitado às command lines que todos conhecem, não tem como ele hackear nada. Se ele usar algum argumento só pra ele, provavelmente o jogo vai dar out of sync.

Eu sei que é redundante falar isso mas eu tenho que falar pq n me aguento hahaha
Páginas: [1]   Ir para o Topo
Imprimir

MySQL | PHP | XHTML | CSS    Powered by SMF 1.1.7 | SMF © 2006-2008, Simple Machines LLC